sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Módulo VII Construção Social da ideia de raça

No dia 19 de agosto foi trabalhada com os alunos da séria multiseriada a história das Meninas Negras de Madu costa, com o objetivo de mostrar, ensinar valores e diversidades, também despertar o respeito a diferenças.
Durante a aula percebi que os alunos tiveram bastante interesse em ouvir a história. Eles participaram da aula expondo o seu ponto de vista.
Em seguida foi trabalhado desenho de menina e menino, onde eles tinham que imaginar que aquele desenho era seu retrato que era para eles colorirem de acordo com a sua cor. Percebi que algumas crianças não coloriram o desenho seguindo a cor que era para colorir ou seja a cor da sua pele.

Reflexão
Enquanto professores devemos propiciar aos nossos alunos um ambiente que estimule o respeito, a diversidade, pois isso ajuda formar, jovens mais respeitadores, mais educados e mais preocupados com a coletividade. Precisamos aceitar as diferenças e valorizá-las.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Módulo VI

Plano de aula
Estrutura curricular
Educação infantil I
Nível do ensino
Natureza e sociedade
Tema
Diferenças raciais
Vídeo do youtube: Nem melhor, nem pior, apenas diferente.
Público alvo
Alunos do pré-I
Turma: vespertino B
Duração da aula:
Aproximadamente 2 aulas de 60 minutos.
Objetivos específicos
● Observar o vídeo com atenção,
● Dialogar com os alunos alternando momento de fala;
● Mostrar a importância de respeitar as diferenças é uma lição que deve ser ensinado desde os primeiros anos de escolaridade.
● Reconhecer a importância de sermos diferentes uns dos outros.
Recursos didáticos
● Computador (vídeo do youtube);
● Desenhos imprimidos;
● Tintas Guaches;
● Pinceis;
Lápis de cor, giz de cera;
● Laboratório de informática
Estratégias da aula:
● No primeiro momento levar os alunos até o laboratório, para eles assistirem o vídeo. Logo após dialogar fazendo as perguntas: a) Qual era a cor dos personagens do vídeo? b) Porque em um dos slides tem o titulo a cor da vida? c) No vídeo podemos ouvir a música da Xuxa arco íris, porque o arco íris é colorido? d) Na nossa sala as crianças são iguais ou diferentes? e) Como seria o mundo se todas as pessoas fossem iguais?
● Logo após o diálogo com os alunos distribuir a atividade, o desenho Amor de família e solicitar que eles colorem de acordo com as cores mostradas no vídeo.
● Solicitar que alguns alunos mostrem o trabalho para os alunos da sala de aula.
● Colar o trabalho no caderno.
Avaliação
Será da participação dos alunos nas aulas dialogadas e nas realizações das atividades propostas.
Síntese
Durante a apresentação do vídeo percebi que os alunos gostaram muito, foi um momento em que eles puderam perceber que as diferenças existem em todos os lugares, os amimais são diferentes, as cores são diferentes, as flores são diferentes e também as pessoas são diferentes. É importante que o combate de todas as formas de preconceito seja trabalhado desde os primeiros anos da educação infantil antes de qualquer coisa é essencial reconhecermos que existem sim as diferenças. Enquanto professores devemos propiciar aos nossos alunos um ambiente que estimule o respeito, a diversidade, pois isso ajuda formar, jovens mais respeitadores, mais educados e mais preocupados com a coletividade. Precisamos aceitar as diferenças e valorizá-las.


quinta-feira, 30 de junho de 2011

Módulo V - Pensamento social brasileirio e a construção do racismo.

Foi trabalhado na séria multiseriada o trabalho sobre preconceitos raciais. Organizei a turma em círculo para o inicio da aula, no primeiro momento comecei a explicar o conteúdo para os alunos sobre a formação da sociedade do Brasil, expliquei que o Brasil é formado por diversos tipos de povos, índios, negros, mulatos, brancos, asiáticos, europeus entre outros povos.
Solicitei aos alunos que olhassem para os colegas da sala para perceber o quanto os alunos na sala são diferentes uns dos outros. Então começamos a discussão sobre os seguintes povos: europeus, asiáticos, índios e negros.
Os alunos sabiam como era uma pessoa negra, que negros tinham pele escura, cabelos enrolados, os índios tinham os cabelos negros e pele morena clara, já os povos europeus e asiáticos eles não sabiam então explique que pessoas européias são de pele branca, olhos azuis, cabelos loiros e lisos, e pessoas asiáticas também eram brancas, cabelos lisos e tinham os olhos puxados.
Em seguida completamos as frases no quadro:
O europeu é... Pessoa de olhos azuis e cabelos lisos.
O asiático é... Pessoa de olhos puxados.
O negro é... Pessoa de pele escura e cabelos enrolados.
O índio é... Pessoa de cabelo liso, olhos negros.

terça-feira, 24 de maio de 2011

O NEGRO E A CULTURA BRASILEIRA






Professora Rozana - Escola Municipal Cantinho da Alegria

O NEGRO E A CULTURA BRASILEIRA

No dia 19 de maio, foi realizada na escola Cantinho da Alegria, uma apresentação de capoeira, onde os alunos puderam conhecer um pouco da história da capoeira que começou no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. A mão-de-obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos (fazendas produtoras de açúcar) do nordeste brasileiro. Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta.
Pudemos observar que os alunos encantaram com a apresentação.
No segundo momento foi realizada uma atividade em sala. Falamos da importancia da cultura afro em nosso país, que a capoeira antigamente era uma forma dos escravos se protegerem contra a captura violenta, mas com o passar dos anos a capoeira tornou uma arte. Depois os alunos fizeram uma atividade de colorir um desenho de uma apresentação de capoeira.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Introdução à História da África

Escola Municipal Cantinho da Alegria.

Turma: Pré-I, D, turno Vespertino

Professoras: Elcia e Rozana
Menina Bonita do Laço de Fita
●Contamos a história para os alunos.
●Dialogamos com os alunos: qual foi descoberta do coelho ("a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até com os parentes tortos") e perguntamoa aos alunos com quem eles acham que se parecem.
●Reler o trecho: "O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele tinha visto em toda a vida. E pensava: - Ah, quando eu casar quero ter uma filhinha pretinha e linda que nem ela." Questionar: O que é ser bonito?
● Conversar com as crianças sobre as "famílias" (povos) que formam o Brasil: cada família tem diferentes costumes e crenças.Mostramos que cada aluno é diferente um do outro, e devemos valorizar e respeitar a todos sem distenção.
● Os alunos coloriram a Menina da história e o coelho.